1ª Caravana de Jovens Espíritas "Nos passos de Allan Kardec"

02/05/2012 09:52

 

A Juventude Espírita de Luxemburgo - pequeno país situado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica, França e Alemanha - organizou a 1ª Caravana de Jovens Espíritas, cujo tema foi "Nos passos de Allan Kardec".

O objetivo foi fazer uma visita a Paris e passar pelos locais onde Kardec viveu.

A caravana foi formada por crianças e jovens entre 10 e 17 anos, frequentadores da Evangelização do Grupo Espírita Allan Kardec (de Luxemburgo) e cinco adultos, trabalhadores do Grupo. Confira o relato de uma das participantes, Márcia Alves, com a colaboração dos jovens:

 

"Às cinco horas da manhã do dia 10 de abril todos já se encontravam concentrados na sala do Grupo .

Após a leitura da mensagem de Leopoldo Machado, que deu origem à ideia da criação da Caravana, fizemos uma prece a Deus e aos amigos espirituais desta Caravana, que tem nos acompanhado de perto. Em seguida caminhamos até a Estação Ferroviária Central, onde pegamos o trem internacional até Paris.

Todos estavam eufóricos …

A viagem foi muito  enriquecedora e marcada pela alegria de todos .

O primeiro local que visitamos foi a antiga residência de Madame Plainemaison  (quem apresentou o Prof. Rivail à família Dufaux, da qual pertencia a menina e médium Ermance). Em seguida estivemos na rue de Rochechouart, onde residia o Senhor Baudin e suas filhas Coroline e Julie , jovens médiuns de 16 e 14 anos, que serviram ao início do grande trabalho da Codificação.

Passamos então à residência da senhorita Japhet, de quem Allan Kardec obteve as mensagens que finalizariam a obra e a quem o codificador consultou quando, esteve  quase cego.

O Palais – Royal e seus arredores fazendo parte da vida e trabalho intenso de Kardec onde foi inaugurada a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Local onde muitas lutas foram travadas para que a obra vingasse, numa época de muita intolerância, sob o regime  de Napoleon III.

Aqui nosso codificador sofreu ataques, intrigas e calúnias cruéis, mas mantendo sempre a calma e a fé racional, superou todos os obstáculos.

Outro local importante foi a Passage de Saint-Anne, onde preparando-se para sua mudança à Ville Ségur, nosso ilustríssimo Mestre Allan Kardec se despede do corpo físico no dia 31 de março de 1869 deixando um imenso pesar à Amélie Boudet e aos amigos fiéis.

Após essas visitas, nossa Caravana fez uma pausa para um piquenique no parque verde em frente ao Instituto Rival, rue de Sèvres .

Seguindo a visita, nos dirigimos rumo ao Cemitério Père Lachaise, onde muita emoção invadiu nossos corações ao nos aproximar do Dolmen de Allan Kardec.

 

 

Esta sepultura com muitas flores e envolvida de uma energia sem igual, nos fez viajar no tempo, imaginando neste mesmo local, nosso ilustre Camille Flamarion fazendo sua elocução emocionado e apaixonado, por aquele que deu sua vida pela obra contínua do Cristo Jesus, nos trazendo o Consolador prometido .

Estávamos todos extremamente emocionados e envolvidos naquela atmosfera de amor e paz, sentindo a grandeza deste homem na sua simplicidade e humildade marcante .

Dirigimos uma prece de gratidão ao homem Kardec, ao qual todos nós espíritas somos extremamentes gratos e reconhecidos.

Afastando-nos dali, sentíamos deixar algo importante para trás.

Mergulhamos então na Cidade Luz, rumo à Estação de trem para nosso retorno.

No trem já não éramos os mesmos de antes. Algo tocou-nos nas profundezas do ser, como num sonho bom que deixa belas impressões e ao qual queremos sempre retornar as lembranças agradáveis.

Em Luxemburgo de volta à sala de estudos do Grupo Espírita, fizemos uma oração agradecendo aos amigos espirituais que nos acompanharam e aos jovens que deram de si para que essa Caravana se realizasse."

 

Fonte: Notícias Espíritas

 

Comentários

1ª Caravana de Jovens Espíritas

Data: 20/02/2015 | De: Luiz Geraldo Ravaglia

Desculpe não entendi bem.
Vcs. são de Lavras e foram passear pela Europa ou residem na Europa?
Abraços fraternais,
Ravaglia

1ª Caravana de Jovens Espíritas

Data: 20/02/2015 | De: Luiz Geraldo Ravaglia

Caros irmãos procurando material para Estudos em abril de 2015 - deparei-me com este material de vcs.
Fico feliz de saber que vcs. estão fazendo este aí na Europa com crianças e jovens.
Sou das Minas Gerais no Brasil.
Que o Senhor da vida continue encontrando em vcs. está força de trabalho na construção do bem, do belo e do verdadeiro.
Abraços fraternais,
Ravaglia

Novo comentário


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!